domingo, 8 de abril de 2012

‎7. Qual a importância para as organizações das redes sociais atualmente em uso na Internet? Citem casos específicos.

Atualmente as redes sociais são usadas por milhões de pessoas no mundo. E com esse "boom" de acesso às redes sociais, as organizações não poderiam ficar de fora. Algumas entidades proíbem o uso das redes sociais, chegando até a bloquear o acesso às mesmas. Já outras organizações são completamente liberais em relação à isso.
Sabe-se que a proibição não é a medida mais eficaz, já que sempre há meios de bular tais proibições. Porém liberdade demais também não é legal. Então, para evitar "danos", deve haver um ponto de equilíbrio.
O uso das redes sociais não deve ser totalmente descartado, pois pode ser eficaz na comunicação interna das organizações, além de possibilitar a interação entre os membros da entidade. Além disso, muitas empresas usam as redes sociais para interagir com seus clientes, criando perfis nessas redes e fazendo sorteios afim de divulgar seu produto.
Mas isso nem sempre ocorre de forma positiva. Um exemplo verídico aconteceu há pouco tempo com a marca "Melissa", que é famosa pelas sandálias plásticas com cheiro de chiclete.
A marca inaugurou sua loja oficial em Nova Iorque, e para o evento resolveu convidar duas "melisseiras" (como são chamadas as fãs da marca) para acompanhar a marca na inauguração. Mas, ao invés de fazer um sorteio real entre as "melisseiras", convidaram duas "web-celebridades", que anteriormente haviam afirmado "odiar sandália plástica" ou "não usar plástico nos pés". A vontade da marca de divulgar seu produto no blog dessas "web celebridades" acabou se tornando um tiro no próprio pé, pois, em questão de poucos minutos a hastag "#melissaFail" circulou no twitter e tornou-se o tópico mais comentado do mundo. Com essa hastag as "melisseiras" mostraram o quanto ficaram indignadas com a marca, e como as redes sociais podem propagar uma notícia seja ela positiva ou negativa.
A partir daí percebemos o quão é importante para uma organização o uso das redes sociais, porém tem que usar de forma correta, pois, ao mesmo tempo que pode ser usada para divulgar, pode também denegrir a imagem da organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário